Se, por um lado, as empresas precisam manter salários competitivos para atrair e engajar pessoas qualificadas e capacitadas para seus quadros de colaboradores, por outro lado, os salários com todo seu pacote de encargos representam uma parcela imensa dos custos. Muitos empresários lidam com este dilema: diante deste cenário, o que fazer? Como manter salários realmente competitivos de maneira que eles não representem um acréscimo grande nos custos, oferendo problemas à competitividade de nossas empresas?
Ter um Plano de Cargos e Salários aderente às necessidades do negócio e pautado nas boas práticas de mercado é o caminho mais seguro. Mas será que isso é suficiente? Infelizmente não. É ainda, necessário cuidar do equilíbrio salarial interno e externo, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional promovendo a modernização das práticas de remuneração. Existe uma gama vasta de alternativas que ultrapassam a visão clássica de cargos e salários.
O Plano de Cargos e Salários, como outros planos de Recursos Humanos, deve ser implantado com a participação das lideranças, visto que serão eles os responsáveis pelo engajamento e alta performance dos colaboradores. Serão eles também os responsáveis pelo cumprimento e correta aplicação das políticas e regras definidas. Portanto, nada melhor do que fazê-los participar efetivamente do projeto em seu todo.
Hoje, disponibilizamos a vocês clientes e parceiros uma breve detalhamento das etapas de implementação envolvidas neste trabalho.
Clique no link “Cargos e Salários – Etapas de implantação” para conhecer melhor este trabalho.
Bom aprendizado!
Cordialmente,
Rodrigo Labury
Baixe aqui os arquivos complementares: